Resumo

Só podemos pensar em signos como as metáforas: processos semióticos que vinculam vários objetos com a ajuda de uma evocação baseada na semelhança. "Ação motriz, a ponta da lança da educação física" é uma das metáforas favoritas de Pierre Parlebas, e não é sem razão. Sua exploração através da lógica triádica de Peirce nos permite avançar no conhecimento do três símbolos fundamentais de nosso campo: educação física, entendida como uma prática de intervenção motriz dirigida por aspirações transformadoras legítimas; ação motriz, entendida como um ponto de encontro para condutas motrizes que desejam ser modificadas e as intenções educacionais que lhes dão valor; e praxiologia motriz, entendida como uma resposta à necessidade que os motricistas têm de antecipar e organizar corretamente os efeitos esperados das práticas motrizes e os efeitos desejados em projetos educativos. O pragmatismo e a praxiologia motriz têm muito a contribuir para a educação física, mesmo que seja apenas o pretexto para conectar dois pensadores brilhantes que cruzaram os limites marcados por seus respectivos séculos para ir além das heranças recebidas.

Referências

ANDERSON, D. Peirce on metaphor. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 20, n. 4, p. 453-468, 1984. Disponible en https://www.jstor.org/stable/40320065.

BARRENA, S. Pragmatismo y educación. Charles S. Peirce y John Dewey en las aulas. Machado: Machado, 2015.

BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Jounal of Physical Educaiton, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

CASTAÑARES, W. De la interpretación a la lectura. Madrid: Iberediciones, 1994.

COLAPIETRO, V. M. Peirce’s approach to the self. A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: State University of New York Press, 1989.

FERNANDES, E. Sport, Représentation du corps et Socialisation: Vers un décryptage d'un monde de symboles: comment observer ce que nos enfants apprennent? Éditions universitaires européennes,, 2014.

GOMES-DA-SILVA, P. N. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2011.

HAACK, S. (Ed.). Pragmatism, old and new: Selected writings. New York: Prometheus Books, 2006.

HALEY, M. C. Metaphor, mind, and space: What Peirce can offer Lakoff. In: SHAPIRO, M. (Ed.). Peirce Seminar Papers: Proceedings of the International Colloquium on Language and Peircean Sign Theory. New York: Berghahn Books, 1999. p. 417-440.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de la vida cotidiana. 5. ed. Madrid: Cátedra, 2001.

MARTÍNEZ-SANTOS, R. La praxeología motriz aplicada al fútbol. PhD doctoral thesis - Educación Física y Deportiva, University of the Basque country, Vitoria-Gasteiz, 2007. Disponible en: http://www.ehu.es/argitalpenak/images/stories/tesis/Ciencias_Sociales/8779%20MtzDeSantosTH.pdf.

MARTÍNEZ-SANTOS, R. La intervención motriz como proceso comunicativo: innovación, tradición y formación de formadores. In: ALONSO, S. et al. (Ed.). Investigación, Innovación docente y TIC. Nuevos Horizontes Educativos. Madrid: Dykinson, 2019. p. 1472-1483.

MARTÍNEZ-SANTOS, R.; ARACAMA, A.; FOUNAUD, M. P.; OIARBIDE, A. Principios y subprincipios para un currículo praxiológico de educación física. Conexões : educação física, esporte e saude, v. 18, 2020. En prensa.

PARLEBAS, PIERRE. Plaidoyer pour l'éducation physique. 1. Une discipline enfin autonome? Le Monde, Paris, p. 1 y 11, 26 agosto 1969, 1969a.

PARLEBAS, PIERRE. Plaidoyer pour l'éducation physique. 2. De la magie à la recherche scientifique. Le Monde, Paris, 27 agosto 1969, 1969b.

PARLEBAS, PIERRE. Pour une épistemologie de l'éducation physique. Revue EP&S, n. 110, p. 15-22, 1971. Disponible en: http://uv2s.cerimes.fr/media/revue-eps/media/articles/pdf/70110-15.pdf.

PARLEBAS, PIERRE. Jeu sportif, rêve et fantasie. Sprit, n. 5, p. 784-803, 1975

PARLEBAS, PIERRE. Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001. 84-8019-550-9.

PARLEBAS, PIERRE. L'action motrice, fer de lance de l'éducation physique. Les cahiers de EPS, 34, p. 5-10, 2006. Disponible en http://www.educ-revues.fr/CEPS/AffichageDocument.aspx?iddoc=38460.

PARLEBAS, PIERRE. La acción motriz: punta de lanza de la educación física. Revista de educación física, n. 113, p. 5-12, 2009.

PARLEBAS, PIERRE. L'agir : fer de lance de l'éducation physique. In: Les journées "Jean Zoro". Les courants en EPS : Chimère ou réalité, 2014, Nanterre (France). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=k8Do17zIeKA.

PARLEBAS, PIERRE. La aventura praxiológica. Ciencia, acción y educación física. Málaga: Junta de Andalucía, 2017.

PARLEBAS, PIERRE. Une pédagogie des competences motrices. Acción motriz, n. 20, p. 89-96, 2018. Disponible en http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/articulos/20_8.pdf.

PEIRCE, C. S. The nature of science. In: STUHR, J. (Ed.). Classical American Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1987. p. 46-48.

PEIRCE, C. S. La fijación de la creencia. In: VERICAT, J. (Ed.). Charles S. Peirce. El hombre, un signo. Barcelona: Crítica, 1988. p. 175-199.

PEIRCE, C. S. Un argumento olvidado en favor de la realidad de Dios. Cuadernos de Anuario Filosófico. Serie Universitaria, XXXIV, p. 1-106, 1996.

SØRENSEN, B.; THELLEFSEN, T.; MOTH, M. Metaphor and cognition from a Peircean perspective. Transactions of the Charles S. Peirce Society, 43, n. 3, p. 562-574, 2007. Disponible en https://www.jstor.org/stable/40321205.

VERICAT, J. Charles S. Peirce. El hombre, un signo. Barcelona: Crítica, 1988.

Acessar