Símbolos e Rituais do Futebol Espetáculo: Uma Análise das Emoções no Campo de Jogo

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Maritza Lordsleem Silva, e Talita Grazielle Pires de Carvalho.

Motrivivência - v.29 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se identificar e analisar os símbolos e rituais dos torcedores do futebol pernambucano, com o propósito de elucidar as emoções presentes na vivência deste fenômeno. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo com abordagem quantiqualitativa envolvendo 142 torcedores do Sport, Santa Cruz e Náutico6 . Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada e um roteiro de observação. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram a mascote (Sport) e as cores (Santa Cruz e Náutico) como os símbolos mais representativos. Os rituais presentes antes, durante e após o espetáculo futebolístico foram: oração, comportamentos de festividades/práticas supersticiosas, consumo de álcool e torcer/comemorar. A análise deste cenário permitiu discutir sentimentos e emoções que estão presentes para vivenciar o fenômeno, assim como levantar novas discussões no campo sociocultural da Educação Física. 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29nespp162

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.