Sistema de Cargas Seletivas no Basquetebol Durante Um Mesociclo de Preparação: Implicações Sobre a Velocidade e as Diferentes Manifestações de Força

Por: , Alexandre Moreira, Antonio Carlos Gomes, Marcel de Souza e Paulo Roberto de Oliveira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O propósito do presente estudo foi analisar as alterações dos indicadores de velocidade e de força (explosiva) acarretadas pelo treinamento realizado segundo os conceitos do sistema de preparação de cargas seletivas durante um mesociclo do período pré-competitivo. A amostra foi constituída por nove atletas do sexo feminino de uma equipe adulta de basquetebol participantes do campeonato paulista da divisão principal (A1). O mesociclo de treinamento teve a duração de cinco semanas (cinco microciclos) de treinamento com predominância seletiva das cargas dirigidas ao aperfeiçoamento da resistência especial e da força, com um subseqüente aumento gradativo do volume de realização dos exercícios de alta intensidade metabólica e de caráter especializado. Foram realizados testes de controle em dois momentos distintos do mesociclo de treinamento (início [T1] e final [T2] do mesociclo): Salto vertical -Squat jump (SV), salto vertical contramovimento (SVCM), salto horizontal (SHP), salto horizontal triplo consecutivo perna direita (STCD) e perna esquerda (STCE) e teste T adaptado (C40). Recorreu-se ao teste tde amostras emparelhadas para analisar as diferenças entre T1 e T2. Os resultados demonstraram alteração positiva e estatisticamente significante (p<0,05) para todas as variáveis analisadas. A análise dos dados do presente estudo demonstrou a possibilidade de utilização dos conceitos do modelo de cargas seletivas para este grupo avaliado durante o mesociclo em questão.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/54

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.