Sistema de Mensuração do Desempenho Motor dos Alunos da Disciplina Basquetebol Masculino de Educação Física Curricular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Por: Paulo Marcelo Soares de Macedo.

1989 30/01/1989

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivos: (a) construir um sistema de mensuração do desempenho motor para universitários que cursaram a disciplina de Basquetebol Masculino de Educação Física Curricular (E.F.C) da Universidade Federal de Santa Catarina (U.F.S.C), com 2 horas/aula semanais e 15 semanas de duração, e (b) investigar a opinião dos universitários a respeito do sistema de mensuração da disciplina de Basquetebol Masculino de E.F.C da U.F.S.C.. Quanto ao modelo, trata-se de um estudo com características descritivas (Rudio, 1979) que enfoca as opiniões dos universitários a respeito do sistema de mensuração a que foram submetidos. O sistema de mensuração fundamentou-se em objetivos de ensino claramente definidos e mensuráveis (Gronlund, 1979b; Marger, 1987), e foi composto por 16 testes motores, construídos conforme a hierarquia proposta por Popham & Baker (1978) e Singer & Dick (1980) que obedece os seguintes passos: (a) estabelecimento da meta de ensino da disciplina; (b) estabelecimento das submetas; (c) estabelecimento dos objetivos de ensino; (d) construção dos instrumentos de medida. Todos os testes motores foram submetidos à validação de conteúdo e à apreciação da fidedignidade. A validade foi determinada por um painel de 15 juízes e a fidedignidade, através do coeficiente de estabilidade de Pearson (Levin, 1978), onde todos os 16 testes obtiveram índices acima de 0,83. Para investigar a opinião dos universitários a respeito do sistema de mensuração ao qual eles foram submetidos, foi utilizado um questionário de opinião adaptado de Abtibol (1987) e Gronlund (1979a), com 12 questões fechadas e duas abertas. Este questionário teve a validade de conteúdo e a descritiva apreciadas por um painel de nove juízes e foi aplicado a uma amostra de 62 universitários que cursaram as quatro turmas de Basquetebol de E.F.C. da U.F.S.C., no segundo período letivo de 1989. Em resposta ao questionário de opinião obteve-se os seguintes resultados: a) das sete questões do questionário de opinião que indicam que os testes motores apresentam qualidades positivas, seis foram confirmadas por mais de 90% dos universitários e uma, por 79,03% dos universitários; b) as quatro questões do questionário de opinião que indicam que o sistema de mensuração apresenta qualidades positivas foram confirmadas por mais de 90% dos universitários; c) aspectos positivos do sistema de mensuração foram destacados por 91,94% dos universitários; d) aspectos negativos do sistema de mensuração foram destacados por 41,94% dos universitários; e) o sistema de mensuração foi aprovado por 96,77% dos universitários, sendo que 77,42% o aprovam totalmente e 19,35%, parcialmente. A análise dos resultados permite concluir que o sistema de mensuração: a) é composto por testes motores de boa qualidade; b) é claro e objetivo; c) focaliza desempenhos que precisam ser melhorados; d) está correlacionado com os conteúdos da disciplina; e) é aprovado pelos universitários a ele submetidos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=692&listaDetalhes%5B%5D=692&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.