Sistema de Monitoramento & Avaliação dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo do Ministério do Esporte

Por: Eustaquia Salvadora de Sousa (Organizador).
Send to Kindle


Sobre a Obra

APRESENTAÇÃO

Uma das inovações do desenvolvimento de políticas sociais é a crescente importância atribuída às avaliações de seus programas que atuam como defensores de direitos em busca de transformações que a sociedade demanda e merece. Esse é o foco da pesquisa relatada neste livro, fruto de um dos esforços fomentados por este Ministério, por meio da Rede CEDES, rede de pesquisa coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte e Lazer.

O objetivo inovador dos pesquisadores em construir, por meio de processo avaliativo, sistemas de avaliação para nossos programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo comunga com nosso empenho de busca pela qualidade do trabalho que realizamos nesta gestão.

A metodologia utilizada pelo estudo deu voz a todos os segmentos implicados nos Programas – gestores, pesquisadores, educadores, agentes sociais e público atendido de todas as regiões do País –, permitindo um balanço amplo desta gestão que tem como marca o compromisso com resultados sérios e reais.

A competência e seriedade da equipe interdisciplinar de pesquisadores do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (CEEFEL), da PUC Minas, que realizaram esta investigação, mostram a importância de avaliações construídas pelo trabalho de estudiosos de diferentes campos do conhecimento quando atuam juntos na resolução dos mesmos problemas. Mostram, também, a importância de parcerias bem-sucedidas do Ministério do Esporte com as Instituições de Ensino Superior integrantes da Rede CEDES, na tarefa de avaliação da Política Nacional de Esporte.

O envolvimento dos secretários nacionais e equipes de Rejane Penna Rodrigues, da Secretaria Nacional de Esporte e Lazer, e de Júlio César Monzú Filgueira e Fábio Roberto Hansen, da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, foi importante para abrir espaços à realização deste estudo que, há cerca de dois anos, se debruça sobre o desafio em questão. Sintetiza, assim, esforço de ampliar nossos Programas, o que é indispensável para que possamos entender melhor como nossas ações de inclusão social são desenvolvidas com a população e apropriadas por ela.

Esperamos que os resultados quanti e quali alcançados e as sição da sociedade brasileira este estudo pioneiro dos nossos Programas sociais, esperando que ele seja o primeiro de uma série de outras investigações de grande porte que possam contribuir na busca da qualidade cada vez maior da Política Nacional de Esporte.

Orlando Silva de Jesus Júnior
Ministro de Estado do Esporte

Sumário

título página
Introdução 15
Apresentando a Pesquisa 17
Referencial Teórico e Metodológico da Pesquisa 33
A Construção Metodológica da Pesquisa 59
Os Resultados da Pesquisa Nacional 87
Gerenciamento do Convênio de Pesquisa dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo: Aprendizados e Desafios 143
Considerações Finais e Referências 151
Apêndice 167
Autores 183

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.