Sistema Nacional de Esporte no Brasil: Diagnóstico da Proposta, Estudo Comparativo com Outros Sistemas e Caminhos Possíveis Para Sua Efetivação.

Por: Letícia Godoy.

I Seminário Nacional Sociologia & Política da UFPR

Send to Kindle


Resumo

O presente projeto tem como objetivo expor de forma inicial a proposta de investigação do Sistema Nacional de Esporte no Brasil, diagnosticando a proposta aprovada na II Conferência Nacional do Esporte; fazendo um estudo comparativo com países que já possuam um sistema esportivo nacional consolidado e apontando, com a inferência dos dados empíricos coletados, caminhos possíveis para a efetivação de um sistema esportivo no Brasil. O instrumental teórico-metodológico para a efetivação da investigação pretendida será subsidiado pelo referencial sociológico de Pierre Bourdieu. O conceito de campo, juntamente com o de capital e a noção de habitus, mostram-se compatíveis com a pesquisa a ser desenvolvida, uma vez que se buscará identificar o sistema de relações compreendido entre os agentes sociais, seu senso prático, ou senso de jogo, bem como os interesses e as relações de poder que geram concorrência e produtos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.