Sistema Para Anotação de Ações de Jogadores de Futebol

Por: Euclydes Custódio Lima Filho, Felipe Guazzibe Bergo, , René Brenzikofer, Ricardo Anido, Ricardo Machado Leite De Barros e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.10 - n.2 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho propõe um sistema para anotação e análise de ações no futebol, como forma de ampliar as possibilidades de síntese e interpretação da grande quantidade de informações disponíveis, nas competições esportivas. Os objetivos da pesquisa foram: a) desenvolver um software que permitisse a coleta, visualização e tratamento dos dados do jogo em um ambiente integrado, b) exemplificar a forma de descrição e análise proposta, aplicando-a em jogos da copa do mundo de futebol, realizada na França, em 1998. A coleta de dados é feita em uma interface gráfica do software desenvolvido que contém uma representação do campo de jogo. O operador observa a partida, ao vivo ou gravada em um monitor, colocado ao lado do computador e registra os eventos na tela. O sistema caracteriza-se pela possibilidade de anotação e análise das freqüências, evolução temporal e a localização no campo das ações dos atletas, individual ou coletivamente, numérica e graficamente. A metodologia proposta foi intensivamente testada na análise dos jogos da copa do mundo da França, e os resultados obtidos foram disponibilizados para consulta, através da Internet no endereço: http://www.unicamp.br/unicampnacopa. PALAVRAS-CHAVE: futebol, sistema para anotação, copa do mundo.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/444/470

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.