Sistema Sócio Cognitivo e Adesão Ao Exercício Físico: Práticas Comunicativas e Mudança nas Representações Sociais no Contexto da Educação Para a Saúde

Por: .

2018 páginas. 2014 04/12/2014

Send to Kindle


Resumo

SISTEMA SÓCIO COGNITIVO E ADESÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO: PRÁTICAS COMUNICATIVAS E MUDANÇA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Autora:  Banca examinadora: Prof. Dr. (UERJ). Data da defesa: 04/12/2014 RESUMO A presente tese propôs buscar, através da proposta de um programa de promoção de atividades físicas em empresas, entender a representação social da atividade física e mecanismos de adesão. A abordagem estrutural de Jean-Claude Abric da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovicifoi utilizada neste estudo para fornecer subsídios teóricos que permitiram entender questões do mundo organizacional e sua relação com a prática de atividade física. Participaram da primeira fase deste estudo, voluntariamente, para a avaliação, 43 mulheres, com média de idade de 27,96 anos, variando de 17 a 43 anos, e 62 homens, com média de idade de 28,51 anos, variando entre 16 e 56 anos, funcionários de uma rede de supermercados. Os sujeitos foram avaliados para obtenção de medidas de perfil através da avaliação física, do nível de atividade física e do risco à prática de atividade física. O levantamento dos conteúdos e da estrutura das representações dos sujeitos foi realizado através do Questionário de Representação Social, utilizando o método da “análise das evocações”. Foram constituídos dois grupos focais, compostos inicialmente de 10 pessoas, tendo, no total, 17 homens e 3 mulheres Na formação voluntária do grupo de estudo, foi conservada a característica da maioria (55% no grupo de estudo e 70,47% na população): apresentar sobrepeso e obesidade e ter feito atividade vigorosa na última semana (90% no grupo de estudo e 88% na população).Os resultados e as análises apresentados indicaram que a Representação Social da Atividade Física, dos funcionários, possui um conteúdo supostamente organizado em torno de “saúde”, articulada com o que se estabelece entre os elementos constituintes de um provável núcleo central e sistema periférico da representação social da “saúde” expressa, que podemos considerar como modalidades de exercícios e de estado físico. As análises apresentadas sugerem a presença de um processo de mudança que levou os indivíduos à adoção de novas práticas. Palavras-chave: Representações Sociais. Adesão. Atividade Física.

Endereço: http://portal.estacio.br/cursos/mestrado-e-doutorado/educa%C3%A7%C3%A3o/disserta%C3%A7%C3%B5es-e-teses/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.