Sistematização do Conhecimento Declarativo em Educação Física Escolar de Quinta à Oitava Séries do Ensino Fundamental

Por: Fabia Helena Chiorboli Antunes.

0 páginas. 2006

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser transmitido no componente curricular Educação Física, de 5ª A 8ª SERIES DO Ensino Fundamental para a rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado a partir de livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar foi avaliada por 11 docentes do ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas Instituições. A sistematização do conhecimento, a partir dos temas selecionados pelos Docentes, foi efetuada com a definição dos comportamentos esperados de saída ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo teve-se em conta o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do ministério da educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada com base na avaliação realizada por 167 professores de Educação Física da rede Estadual de Ensino e 75 ATP’s. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por serie foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por series recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentou concordância para serie adequada. Houve quatro comportamentos ( referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para 8ª serie.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1503&listaDetalhes%5B%5D=1503&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.