Situações Cooperativas nas Aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Inácio Brandl Neto.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.13 - n.2 - 2015

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Resumo

Atualmente a cooperação é uma tendência expressiva para a Educação e para a Educação Física, e está sendo vista como essencial devido aos valores e atitudes que importa e pela sua contribuição para a aprendizagem e para a convivência pacífica entre as pessoas. Com o objetivo de investigar situações cooperativas que ocorrem nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foram observadas e descritas 60 aulas de cinco regentes efetivas de três escolas da cidade de Marechal Cândido Rondon, Paraná, já que desde 2011 o município adotou a orientação da cooperação como atitude permanente que perpassa todas as ações da aula. Cada docente foi acompanhada em dois anos (séries) diferentes e em seis aulas de cada turma, totalizando 12. A pesquisa foi descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, cujo resultado mostrou a utilização de 11 tipos de situações cooperativas e o total de 405 ocorrências.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/13915

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