Situações de Aprendizagem Profissional no Ambiente de Trabalho de Gestores de Federações Esportivas Catarinenses

Por: , e Ricardo Teixeira Quinaud.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as situações, os processos e os conteúdos de aprendizagens no ambiente de trabalho de gestores de federações esportivas catarinenses. Participaram da investigação 12 gestores por meio de entrevistas semiestruturadas. O software Nvivo, versão 9.2, foi utilizado na categorização e análise dos dados. As evidencias revelaram duas grandes situações de aprendizagens no ambiente de trabalho: a relação com os pares e por tentativa e erro das ações. Enquanto que a tentativa e erro se concentra na tomada de decisões em conteúdos de planejamento e processos administrativos, a relação com os pares por meio de conversas informais, observação e relação interpessoal e solução de problemas tem oportunizado a aquisição de conteúdos de competências, valores e desenvolvimento da modalidade. Conclui-se que, a partir das situações de aprendizagem identificadas no estudo, a implementação de estratégias gerenciais pode auxiliar o aprimoramento profissional e desenvolvimento pessoal dos gestores esportivos

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40451

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.