Situações de Jogo Como Fonte de Stress em Modalidades Esportivas Coletivas

Por: Cristiane Tieco Sato, Daniela Selingardi, , Elizabeth Leite Bettencourt, João Carlos Teixeira de Souza Barros e Maria do Carmo Mardegan Ferreira.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.4 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O “stress” competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia esportiva. Nessas pesquisas, o jogo é um dos fatores que produzem a grande maioria das situações de “stress”. Este artigo teve como principal objetivo identificar quais as principais situações de “stress” em jogo, de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas, analisando e comparando essas situações em função de gênero e modalidade esportiva. Participaram 417 atletas na faixa de 14 a 19 anos praticantes de basquetebol, handebol e voleibol. Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de “Stress” em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais freqüentes apontadas como causadoras de “stress” pelos atletas foram: errar em momentos decisivos,perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe. Verificou-se uma alta correlação entre a classificação das situações em função do gênero (rs = 0,89; p < 0,01), o mesmo acontecendo entre as modalidades estudadas (c2 =35,52; p < 0,01). As situações relacionadas com as competências individuais e coletivas foram as mais citadas pelos atletas. As situações relacionadas a pessoas importantes (técnicos, arbitragem e companheirosde equipe) também foram identificadas como importantes pelos atletas. UNITERMOS: Modalidades esportivas coletivas; “Stress” competitivo; Esporte juvenil; Basquetebol; Handebol; Voleibol.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v18n42004/v18p385.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.