Situações de Stress na Natação Infanto-juvenil: Atitudes de Técnicos e Pais, Ambiente Competitivo e Momentos Que Antecedem a Competição

Por: e João Carlos Teixeira de Souza Barros.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

A proposta do presente estudo foi identificar, algumas das situações geradoras de stress na natação infanto-juvenil com ênfase nas atitudes dos pais e técnicos durante treinamentos e competições, meio competitivo e momentos que antecedem à competição. Foram entrevistados 216 nadadores (101 meninas e 115 meninos) com idades entre 7 e 12 anos, durante a realização de três competições. Os participantes responderam quatro questões referentes a situações percebidas pelo grupo como estressantes, envolvendo aspectos comportamentais dos técnicos e dos pais durante treinamentos e competições, e situações psicológicas mais freqüentes relacionadas ao ambiente competitivo e aos momentos que antecedem as disputas. Os resultados revelaram diferentes situações consideradas estressantes pelos jovens: (a) foram identificadas 36 situações referentes a estados psicológicos envolvendo o ambiente competitivo; (b) aspectos comportamentais relativos aos técnicos (39 durante os treinamentos e 37 durante as competições); (c) aspectos comportamentais relativos aos pais (33 durante os treinamentos e 49 durante as competições); (d) 62 sensações físicas (psicossomáticas) como: dor de barriga, frio na barriga e outros, bem como estados psicológicos como: medo, ansiedade e outros, nos momentos precedentes às disputas. O estudo mostrou que as atitudes dos técnicos e dos pais, o ambiente competitivo e os momentos precedentes às disputas foram fontes geradoras de stress com possível interferência negativa no desempenho técnico dos jovens nadadores.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/719/723

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.