Skate, Homens e Mulheres no Espaço Público da Cidade de La Plata. Alguns Aportes Para Pensar as Novas Práticas Esportivas a Partir da Perspectiva de Gênero

Por: Jorge Ricardo Saravi.

Revista da ALESDE - v.2 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

As novas práticas esportivas geralmente são a expressão de modos alternativos de organização social e espacial em uma cidade, manifestando-se de maneira chamativa nos espaços urbanos. Partindo do trabalho de campo de nossa dissertação de mestrado em Educação Corporal (Faculdade de Humanidades – UNLP) relacionada ao skate na cidade de La Plata, buscamos analisar as denominadas "novas" práticas esportivas pela perspectiva de gênero. O ponto de partida será a constatação que a maioria dos praticantes de skate na cidade de La Plata são homens. Através das opiniões levantadas nas entrevistas realizadas, veremos como nos discursos dos jovens skatistas aparecem preconceitos. Interessaremos-nos também em como se ocupam e distribuem os espaços da prática, os quais parecem estar "generizados". Nesse mesmo sentido, os skateparks que se constroem na cidade deveriam ser implantados desde sua concepção como abertos às mulheres, às práticas mistas e para facilitar o melhoramento das relações entre homens e mulheres. Favorecer uma cidadania inclusora deveria ser o objetivo a partir das políticas públicas esportivas e daqueles que tomam as decisões a respeito.

Endereço: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alesde/article/view/30789

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.