Resumo

O skateboarding tem se destacado nos últimos anos em virtude de seu apelo midiático e inclusão nos Jogos Olímpicos. No entanto, apesar de sua popularidade e de ser objeto de estudo de diversas pesquisas no campo do Lazer, não identificamos trabalhos que o tenha apresentado a partir dos “Interesses Culturais do Lazer”. O objetivo do presente artigo foi identificar e refletir se e como o skateboarding pode ser vivenciado por meio destes interesses. Ao analisar o skateboarding nesta perspectiva, evidenciamos ser possível vivenciá-lo a partir de todos os “Interesses Culturais do “Lazer” e, que, tais “interesses” são influenciados pelo contexto histórico, cultural e social e mantêm relação estreita entre si, permeando uns aos outros. Defendemos que o “skateboarding enquanto lazer” deva ser oportunizado de forma ampla e crítica, não limitada as suas possibilidades esportivizadas, de modo que, por meio do estímulo ao raciocínio crítico e aquisição de valores e modos de comportamento positivos inerentes ou não ao skateboarding, os sujeitos se tornem aptos a escolher onde e como vivenciá-lo, tendo os profissionais de Educação Física, Lazer e campos correlatos, papel importante neste processo de formação.

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