Sobre Comunicação na Educação Física Escolar

Por: Diogo Felipe Silva Frazão, Josué Dantas Belarmino, e Mayra Nascimento Matias de Lima.

Formação Continuada em Educação Física no Diálogo com a Cultura Digital.

Send to Kindle


Resumo

TEMÁTICA EDUCACIONAL-MIDIÁTICA E QUESTÕES NORTEADORAS

Um dos aspectos que consideramos emergentes na prática pedagógica em Educação Física é a dimensão comunicacional e acreditamos que isso poderia se estabelecer a partir do uso das tecnologias, compreendidas como estratégias comunicativas no cotidiano escolar. Essas possibilidades acionam práticas que investem na tecnologia e nos processos comunicativos como novas formas de pensarmos as práticas docentes na escola.

É inegável como as tecnologias instituem outras formas de narrarmos e nos informarmos sobre os conhecimentos que organizam a Educação Física na escola. Pensar, então, como essas formas de narrar podem ser incorporadas nas aulas é um desafio do tempo presente. Porém, não podemos apenas pensar em formas instrumentais do uso das tecnologias nas escolas, é necessário avançarmos de um olhar instrumental sobre os objetos tecnológicos e analisarmos criticamente e criativamente como as tecnologias instituem pedagogias à escola. Dessa forma, é preciso compreender como os processos de ensinar e aprender e suas relações com as tecnologias são praticados na escola. Como a educação física pode dialogar com esses saberes em suas práticas pedagógicas? Quais os usos e possibilidades que podemos experimentar pedagogicamente com as tecnologias e mídias nas aulas de Educação Física?

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.