Sobre a Estupidez no Futebol

Por: Detlev Claussen.

Análise Social - n.179 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O futebol deve inteiramente o seu actual estatuto ao facto de as pessoas elaborarem relatos sobre o mesmo. Contudo, não há tópico de análise mais difícil do que o futebol — com a possível excepção da música. No presente estudo examinaremos alguns dos mais revoltantes exemplos de estupidez, inanidade e ignorância à volta do jogo da bola e que partem da noção de que o futebol constitui um reflexo da sociedade. Este tipo de truísmo caseiro legitima numerosos mitos e clichés, mas são as percepções sociais que são projectadas no futebol, como, por exemplo: a comercialização e a globalização constituem a ruína do futebol; aquilo que em tempos foi um jogo da classe trabalhadora é actualmente um privilégio dos ricos; existem ou demasiados estrangeiros na Alemanha ou demasiados alemães no estrangeiro, etc.

Endereço: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732006000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.