Sobre Lenea Gaelzer

Parte de Lenea Gaelzer Coletânea de Textos Sobre Recreação e Lazer . páginas 119

Resumo

Nascida em Porto Alegre (RS) no ano de 1927, Lenea Gaelzer cursou o ensino primário e secundário no Colégio Americano e a graduação na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Filha de Frederico Guilherme Gaelzer, importante incentivador e idealizador de ações relacionadas ao lazer e à recreação no Brasil, Lenea seguiu os passos do pai dedicando seus estudos, sua produção acadêmica e sua intervenção pedagógica para a mesma área.

Depois de concluir o curso de graduação no ano de 1954 buscou aprimorar conhecimentos por meio da realização de cursos de aperfeiçoamento e de especialização em Educação Física e Recreação nos Estados Unidos. No ano de 1959 fez uma especialização na Florida State University assim como um estágio em Recreação no Federal Correctional Institution ambos na cidade de Tallahassee, capital do estado da Florida. Realizou seu Doutorado em Ciências (UFRGS).

No ano de 1975 seu texto "Recreação Pública em Porto Alegre: evolução histórica", foi publicado pela Editora da UFRGS a partir do qual seguiram-se vários outros com temas que focaram o trabalho, a educação e a formação de lideranças recreacionais. Em 1979 publica seu livro mais conhecido "Lazer: Benção ou Maldição" também pela Editora da UFRGS.

No ano de 1984 foi aprovada no concurso de Livre Docência (UFRGS) no qual apresentou o trabalho "Ensaio a Liberdade: uma introdução ao estudo da educação para o tempo livre" transformado no ano seguinte em livro publicado pela Editora DC Luzzatto.

Lenea Gaelzer trabalhou como professora no ensino básico no Colégio Americano, assim como na Superintendência do Ensino Municipal da Prefeitura de Porto 119 Alegre e na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na qual também exerceu cargos de gestão.

No ensino superior atuou como professora adjunta no Departamento de Ginástica e Recreação da Escola Superior de Educação Física desde 1969 e, antes disso ministrou disciplinas no Curso Infantil da Educação Física (1960- 1969). Na UFRGS teve uma atuação de destaque ultrapassando as fronteiras da Escola de Educação Física. Coordenou cursos de especialização e de extensão universitária com participação, entre outros setores, na Câmara de Ciências Biológicas, na Comissão de Extensão e na Comissão de Ensino e Pesquisa.

No ano de 1978 coordenou um convênio de Lazer e Recreação com a Fundação Van Clé da cidade de Bruxelas (Bélgica), cuja finalidade era realizar um levantamento das condições de ensino das escolas públicas de primeiro grau na cidade de Porto Alegre no que se refere à educação para o tempo livre e, a partir de então, instrumentalizar professores para desenvolverem ações de educação do tempo livre no primeiro grau.

Sua trajetória acadêmica foi marcada também pela realização de cursos, encontros, palestras, conferências no Brasil e no Exterior. Uma fatalidade interrompeu sua destacada carreira: um acidente de carro tirou sua vida e de seu marido no ano de 1987 quando estavam a caminho de um curso sobre recreação e lazer na Faculdade de Educação Física na cidade de Santa Rosa (RS). 

Arquivo