Resumo

Ao considerar o fenômeno aprendizagem motora, é preciso inicialmente compreendê-lo no contexto da literatura, com base em suas definições e conceitos. Um destes conceitos que tem destacado é a proposição de ROSE (1997) que apresenta a aprendizagem motora como mudança relativamente permanente no comportamento motor, conforme as experiências anteriores, ocorrida em virtude de prática e inferida por meio de desempenho. Mas, na verdade, qual o significado deste pequeno texto frente um fenômeno da natureza, capaz de abranger desde jovens crianças, idosos, e mesmo o habilidoso esportista, profissional ou artista? Aprendizagem sim, é mudança, pois não se espera que alguém que aprenda, continue com as mesmas características. Esperase que ocorram mudanças. Entretanto, não seriam mudanças aleatórias; seriam mudanças sobre uma base estável. Estabilidade e mudança, um tema para profunda análise... Mas, o que muda? Muda o comportamento motor, isto é, as competências motoras para solucionar problemas que envolvam respostas próximas àqueles padrões de movimento praticados. Essas mudanças seriam permanentes, tal como nos diz o dito popular: "se aprendeu a andar de bicicleta, nunca mais se esquece"?

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