Resumo

Este estudo versou sobre o conhecimento que orienta a formação profissional em Educação Física brasileira. Uma hipótese central para a exploração temática indica que a cultura de formação profissional em Educação Física brasileira aponta mais a continuidade de uma tradição instrumentalizadora do que rupturas formativo-culturais intencionadas pela legislação e pelo discurso acadêmico da área. Seu objeto é o conhecimento que dá suporte ao processo de formação profissional inicial. No sentido de nortear a apreensão desse objeto, formulamos as seguintes questões: a) Qual o conhecimento que orienta a formação profissional na Educação Física brasileira? b) Como está contrabalançado o conhecimento na formação profissional de intervenção (específico) em relação ao conhecimento na formação cultural geral (básico) no Curso de Educação Física do CEFD/UFES? A relevância desta elaboração está em considerar o debate travado entre pesquisadores e consultar as opiniões dos estudantes de um determinado curso de graduação em relação a formação que lhes é oferecida. A abordagem do tema teve como procedimento metodológico básico a pesquisa teórica e de campo: revisão de textos e documentos, seguida de aplicação de questionário aos estudantes. As informações colhidas foram descritas, inferidas e interpretadas pela orientação do Método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), considerando a perspectiva do eixo de discussão temática que articulou  formação profissional, currículo e conhecimento.

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