Sobre os Autores

Parte de Educação Física e Saúde Coletiva: Cenários, Experiências e Artefatos Culturais . páginas 373

Resumo

Alessandra Xavier Bueno: Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Mental Coletiva e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Rede Interstício - Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde.

Alessandro Rovigatti do Prado: Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional Interunidades “Formação Interdisciplinar em Saúde” pela Universidade de São Paulo. Graduando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atua como personal trainer.

Alex Branco Fraga: Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor-chefe da Revista Movimento. Coordenador do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde. Assistant Professor (Status-Only) of Faculty of Kinesiology & Physical Education of University of Toronto. 

Carlos Nazareno Ferreira Borges: Licenciado em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal Gama Filho. Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e em Ciências Sociais da UFES. Editor da revista Simbiótica (NEI/Ufes). Líder do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO/Cefd/Ufes). 

Edwin Alexander Cañon Buitrago: Licenciado em Educação Física pela Universidad Pedagogica Nacional da Colombia. Mestre e Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde.

Fabiana Fernandes de Freitas Brandão: Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Membro do grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes da Universidade de São Paulo. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.

Fabiana Fernandes Vaz: Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Mental pelo Grupo Hospitalar Conceição. Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde.

Felipe Quintão de Almeida: Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE. Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes).

Felipe Wachs: Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde. Membro do Labphysis - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza.

Giliane Dessbesell: Licenciada em Educação Física pela
Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.
Mestre e Doutoranda em Ciências do Movimento Humano
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora
da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Membro
do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de
Formação em Educação Física e Saúde. Membro do Grupo
de Pesquisa Rede Interstício - Rede Internacional de Políticas
e Práticas de Educação e Saúde Coletiva.

Ivan Marcelo Gomes: Licenciado em Educação Física pela
Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Sociologia
pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em
Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa
Catarina. Docente do Centro de Educação Física e Desportos
da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor
do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da
Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do
Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Jayanna de Rezende Bachetti: Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora Pedagógica na Rede de Educação Privada de Vitória. Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes).

Lorena Nascimento Ferreira: Licenciada e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do curso de Educação Física da Faculdade MULTIVIX – Serra. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes).

Marcelo Skowronski: Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde.

Michel Binda Beccalli: Licenciado em Educação Física pela Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde concluiu o mestrado. Docente da ESFA. Coordenador PIBID/ ESFA. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes).

Raphael Maciel da Silva Caballero: Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do EducaSaúde - Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde. Membro do POLIFES - Grupo de Estudos e de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde. 

Thacia Ramos Varnier: Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes).

Valéria Monteiro Mendes: Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Membro do grupo de pesquisa CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia + Artes da Universidade de São Paulo. Colaboradora do Grupo Micropolítica e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Valter Bracht: Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Doutor pela Universität Oldenburg (Alemanha). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes). Membro da Rede Internacional de Investigação em Educação Física Escolar (REIIPEFE)