Resumo

Introdução:

O excesso de peso na infância e adolescência constitui-se em um importante problema de saúde que tende a persistir na idade adulta. Entre as causas desse aumento parece existir consenso em destacar a prática de atividade física como uma excelente estratégia para conseguir melhor controle do peso e em considerar alguns modelos de práticas parentais fundamentais para a aquisição de hábitos saudáveis nos jovens.

Objetivo:

Estudar o papel da atividade física própria e de seus pais na prevalência do excesso de peso em estudantes espanhóis.

Métodos:

Analisaram-se 1687 estudantes entre 13 e 17 anos e 2335 pais e mães. Calculou-se o índice de massa corporal (IMC) de cada criança e foram coletadas informações referentes ao nível de atividade física das crianças e ao nível de atividade física e IMC dos pais.

Resultados:

Os estudantes analisados apresentam prevalência de excesso de peso superior à média nacional associando-se significativamente com a idade, o sexo e o excesso de peso da mãe, não mostrando associação significativa com o nível da sua prática de atividade física e sim com a prática de atividade física dos pais.

Discussão:

Como variáveis preditivas para o excesso de peso nos estudantes encontramos o sexo, a idade e o excesso de peso da mãe.

Conclusão:

Há prevalência de obesidade e sobrepeso na amostra de estudantes analisada, e isso associa-se significativamente à idade e não à prática de atividade física. Essa prevalência também está associada significativamente ao excesso de peso dos pais e com o nível de atividade física do pai, o que parece confirmar a influência das características familiares e sua prática de atividade física no excesso de peso escolar. Nível de Evidência I; Estudos diagnósticos - Pesquisa de um exame para diagnóstico.

Acessar