Sobrepeso e Obesidade na Infância e Adolescência: Possibilidades de Medidas e Reflexões Sobre as Propostas de Avaliação

Por: , Alexandre Carriconde Marques, Eraldo dos Santos Pinheiro, Gabriel Gustavo Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann e Rodrigo Baptista Moreira.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) constituem-se como a principal causa de morte em grande parte do mundo. Evidencias sugerem que a origem destes problemas esteja na infância e que o sobrepeso/obesidade seja uma interveniente importante neste processo. Os objetivos desta revisão são: a) apresentar e discutir informações sobre as associações entre indicadores antropométricos de sobrepeso/obesidade (IASO) e fatores de risco para DCV na infância e adolescência; b) apresentar e discutir possibilidades e limitações dos pontos de corte de diferentes IASO, e; c) apresentar e discutir informações sobre qual dos IASO apresenta melhor capacidade de discriminar crianças e adolescentes com probabilidade aumentada de apresentar fatores de risco para DCV. Foi realizada busca de informações em bases de dados eletrônicas, busca manual em periódicos não indexados, e em livros que tratassem da temática analisada. Os resultados indicam associação direta entre os IASO e fatores de risco para DCV. Os pontos de corte disponíveis na literatura para os IASO apresentam limitações metodológicas e devem ser utilizados acompanhados de cautela. Os IASO estudados apresentam capacidade semelhante de discriminar crianças e adolescentes com probabilidade aumentada de apresentarem fatores de risco para DCV, havendo poucas evidências disponíveis. Considerando os achados, são necessários estudos que comparem a capacidade de diferentes IASO para a identificação de indivíduos jovens com probabilidade aumentada de apresentarem fatores de risco para DCV. Ainda, estudos que proponham de pontos de corte para os IASO adequados à população brasileira jovem devem ser realizados.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/432.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.