Editora Tinta Negra. Brasil 2010. 312 páginas.

Sobre

Livro-sensação em vários países, Soccernomics tem sido aclamado como uma das mais reveladoras obras sobre o futebol. E também como uma espécie de equivalente futebolístico do célebre Freakonomics. Além da óbvia inspiração do título, afinal, a obra também aplica princípios socioeconômicos na explicação de fenômenos cotidianos no caso, da rotina que envolve o mundo da bola - o livro é, como o primo-irmão que se tornou bestseller planetário, recheado de ideias revolucionárias, provadas por meio de um vasto aparato de dados e análises.

Com estatísticas impressionantes e verdadeiros furos de reportagem, a dupla (formada por dois ingleses, um jornalista esportivo, Simon Kuper, e um economista, Stefan Szymanski)apresenta dados espantosos, todos eles provados com tabelas, gráficos e estudos de caso.

O livro comenta as dificuldades que os jogadores brasileiros têm de se adaptar à cultura europeia, sobretudo quando são comprados por times do Norte. E revelam como essas dificuldades provocam impactos em suas atuações. Por outro lado, relembram histórias pitorescas de nossos craques - como os atacantes Romário, Ronaldo, Robinho, e o goleiro Marcos, por exemplo. E tocam, ainda, num tema crucial para o país: o que podemos esperar das próximas Copas do Mundo, como competidores e como anfitriões.