Sociabilidades de Mulheres na Várzea: Ensaio Etnográfico Acerca de Relações de Gêneros Num Circuito de Futebol de Porto Alegre

Por: .

Motrivivência - v.28 - n.49 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho aborda a temática das relações gêneros no universo das práticas esportivas, especificamente no futebol. Trata das sociabilidades de ‘mulheres’ em partidas de um circuito de futebol de várzea da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Procura trazer elementos para a compreensão dos lugares de ‘mulheres na várzea’. Está baseado numa pesquisa etnográfica multilocalizada realizada entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2011, esta marcada pelas situações experimentadas em circulações e permanências com grupos de ‘homens’. Das práticas e experiências etnográficas resultaram interpretações que sublinham imersões e tensões nas/entre sociabilidades homogêneros e heterogêneros, relativas às posições e engajamentos no circuito varzeano.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p114

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.