Socialização Profissional de Professores de Educação Física do Ensino Superior.

Por: Andréia Fernanda Moletta.

2013 14/02/2013

Send to Kindle


Resumo

A socialização profissional contempla as identidades dos sujeitos, baseadas no processo relacional (identidade para outro) e biográfico (identidade para si). Assim, o estudo teve como objetivo analisar o processo de socialização profissional de professores universitários de Educação Física. Para tanto, tornou-se necessário caracterizar a cultura inserida no grupo de professores de Educação Física universitários, averiguar a construção identitária dos professores de Educação Física universitários e verificar as concepções da pedagogia universitária de professores de Educação Física atuantes no Ensino Superior. Participaram da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, 21 professores de Educação Física vinculados a duas Universidades do Estado de Santa Catarina, sendo 11 de Instituição Pública e 10 de Instituição Comunitária. Na coleta das informações utilizou-se uma entrevista semiestruturada a partir de três temas geradores: identidade pessoal, identidade profissional e pedagogia universitária. Os projetos pedagógicos de cada curso de graduação foram empregados como fonte secundária de dados. Para a análise das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com suporte do software Qualitative Solutions Research Nvivo 9.0 (QSR Nvivo). Enquanto as categorias de análise sistematizadas a priori foram aquelas que resultaram da matriz analítica do instrumento, as categorias a posteriori foram aquelas que emergiram dos depoimentos emitidos pelos docentes investigados. Os resultados indicam características culturais distintas de socialização profissional nas instituições investigadas, sendo que na Universidade A predomina a cultura de balcanização e na Universidade B o processo de colaboração. Além disso, percebeu-se um processo individualizado de construção identitária, caracterizado pelo endereço social e profissional que os professores estão inseridos, que foram compreendidos a partir das crenças, das expectativas, dos valores e dos motivos de escolha profissional na área da Educação Física e docência universitária. Entretanto, a pedagogia universitária foi descrita a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, permeadas pela preocupação com a intervenção profissional dos estudantes; pelas estratégias utilizadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Os professores investigados se valem de métodos tradicionalistas, porém os complementam com métodos contemporâneos e das problemáticas universitárias que norteiam os estudantes, os professores e a instituição. Conclui-se que a socialização profissional
34
está em constante transformação, ocasionada pela relação direta da construção identitária dos professores, pelas relações existentes entre os sujeitos que fazem parte do seu meio laboral e pelos regimentos que a instituição é fundamentada.

Endereço: http://ppgef.ufsc.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.