Resumo

No presente estudo buscamos no referencial da sociologia e teoria crítica do currículo (STCC) elementos teórico-metodológicos que contribuam com futuros desenvolvimentos na pedagogia da Educação Física (EF) numa perspectiva crítica e socialista. Para tanto, em nossa estratégia metodológica selecionamos três propostas curriculares de EF para o 1o e 2o graus, respectivamente sob as óticas do esporte de alto rendimento, crítico-superadora e da promoção da saúde, e que foram analisadas com base em dez ‘lições’ sobre a sociologia do currículo, resultantes de mais de duas décadas de investigação neste âmbito, e que se encontram no artigo-síntese de Silva (1992). Concluímos que a promoção de mais diálogos entre a STCC e a pedagogia da EF nos permite projetar novas possibilidades de desenvolvimento à esta última, principalmente no que tange a uma ampliação de nossa capacidade de pensar ‘quando’, ‘como’ e o ‘quanto’ os processos de criação, estruturação, seleção e distribuição do conhecimento escolar da EF produzem seja processos de reprodução, seja de resistência e superação, do modo capitalista de organização sócio-econômica, ético-política e cultural.

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