Editora Annablume. Brasil 2013. 268 páginas.

Sobre

As contribuições de Eric Dunning para o desenvolvimento da Sociologia do Esporte no Brasil: uma introdução à Sociologia Figuracional

Eric Geoffrey Dunning, nascido em 27 de dezembro de 1936, na Inglaterra, teve seu primeiro contato com Norbert Elias em 1956 na entãoUniversity College Leicester como estudante de Economia. Foi aconselhado por seu mestre a realizar um mestrado em Esporte, quando iniciaram uma longa trajetória de colaboração em livros e capítulos de livros.
O mais famoso entre eles é o clássico Quest for Excitement traduzido para o francês, alemão, italiano, espanhol, português, greco, holandês, japonês e húngaro. Na língua portuguesa foi publicado com o título A busca da Excitação pela editora Difel de Lisboa/Portugal, em 1992.

PhD. em Sociologia pela Universidade de Leicester, na qual teve uma longa carreira como professor, sendo atualmente professor emérito. Aluno e orientando de Norbert Elias, estabeleceu com este um vínculo de profunda amizade e frutífera parceria intelectual, juntos fizeram contribuições importantes sobre sociologia, esporte e lazer. Seu domínio da língua alemã possibilitou-lhe ler obras originais de seu mestre, entre outras em alemão. Pode-se afirmar que Eric Dunning é o pai da Sociologia do Esporte, pois seus estudos foram os mais influentes na produção sobre esporte, na perspectiva das humanidades, nas três últimas décadas do século XX e início do século XXI. Homenageado em diversos países do mundo e, em 2011, pela International Association Sociology of Sport (ISSA).

Esse livro é fruto das palestras proferidas por ele durante sua estada. Todos os textos são inéditos em língua portuguesa, tendo sido em sua maioria revisado e ampliado pelo autor especialmente para a publicação brasileira.
O livro possui dez capítulos de autoria única de Eric Dunning, e são produções da Sociologia e da Sociologia do Esporte. O livro foi organizado em dois blocos, sendo o primeiro composto pelos capítulos de três ao seis. Nestes Eric Dunning, aborda de modo bastante claro e elucidativo a teoria do processo civilizatório de Norbert Elias, abrangendo a sustentação teórica para a compreensão de suas produções sobre Sociologia do Esporte que aparecem no segundo bloco do livro, o qual traz textos de extrema relevância para o campo dos estudos sociológicos do esporte no Brasil com atenção especial ao futebol.

Heloisa Helena Baldy dos Reis
(Unicamp)
 

Acessar