Sociologia do Esporte: o Esporte Estudado Pelas Ciências Sociais

Por: .

Revista Eletrônica do Cedoc/seme - v.3 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A sociedade contemporânea está cada vez mais acostumada o ouvir o termo ciência e associá-lo aos benefícios que podem ser proporcionados aos indivíduos, especialmente quando este termo aparece relacionado aos conceitos de tecnologia e inovação. Os meios de comunicação mostram constantemente como a ciência é capaz de produzir respostas rápidas as demandas sociais. 

Verdadeiramente o conceito de ciência contempla este cenário, mas não se restringe a ele. Vale ressaltar que a prática científica não produz a verdade em si, mas caracteriza-se pela busca da verdade através de métodos próprios e específicos. Talvez nem tudo que se considera um avanço científico deva ser aceito como uma evolução para a humanidade. Neste sentido, uma das questões centrais relacionadas à ciência que merece um olhar mais atento é a velocidade do seu desenvolvimento, a direção na qual avança e seu propósito final. Tais aspectos envolvem questões éticas, morais e sociais que devem ser respeitadas. Por conseguinte, o conhecimento científico deve estar atento permanentemente à transformação na vida do indivíduo comum e da sociedade seja para testar suas próprias teorias, para elaborar novas teorias ou mesmo para rever criticamente o papel da ciência em um mundo em que as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente.

Endereço: http://www.revistacedocseme.prefeitura.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=8

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.