Sociometria e Experimentação de Dinâmica de Grupo no Futebol

Por: João Carvalhaes.

Arquivo Brasileiro de Psicologia Aplicada - v.23 - n.1 - 1971

Send to Kindle


Resumo

1. INTRODUÇÃO 

1. Introdução. 2. Objetivo, Plano e Seqüência do Trabalho. 3. Método. 4. Técnica do Trabalho. 5. Levantamento Sociométrico. 6. Análise dos Resultados. 7. Conclusões. 8. Considerações Finais.

A aplicação sistematizada da psicologia ao campo do esporte, ~em como os estudos que se têm desenvolvido nessa área do comportamento humano, começam a marcar seus primeiros pontos na grande escala dimensional das experimentações científicas. O São Paulo Futebol Clube já tem dado sua contribuição nessa área de trabalho e o seu nome já estêve presente, primeiramente, nos Anais do VI Congresso Interamericano de Psicologia, ano de 1960 -- com o nosso estudo Experimentações psicológicas no esporte; em 1968; apresentamos, no 11 Congresso Internacional de Psicologia Esportiva, em Washington, o trabalho intitulado: Correlação entre o estado psicológico e o rendimento do atleta e conseqüente prognóstico da produção e, finalmente, em janeiro dêste ano, apresentamos o estudo: Aquecimento físico - fator de sensibilização psicossensorial, no I Simpósio Nacional de Atletismo, organizado pela Academia da Fôrça Aérea Brasileira. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.