Sonhando com Uma Comunidade Multicultural no Carnaval Futebolistico de Todo o Dia: Cantos, Identidade e Resistência Social nas Arquibancadas de Western Sydney.

Por: .

International Review for the Sociology of Sport - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Fãs de futebol ao redor do mundo cantam juntos para gerar uma atmosfera carnavalesca no estádio assim como para demonstrar a sua identidade coletiva. Este artigo desvenda as questões sociais centrais que estão por trás dos cantos da maior torcida multicultural de futebol na Austrália, os torcedores do Western Sydney Wanderers FC. Empregando um referencial teórico calcado nos estudos do cotidiano, o artigo analisa dados coletados em dois anos de campo etnográfico, para mostrar que as letras dos cantos e o carnaval alegre e barulhento dos fãs do Wanderers expressa tanto a sua identidade multicultural quanto a sua esperança por uma comunidade sem conflitos. Além disso, os resultados da pesquisa evidenciam como o carnaval futebolístico trazido para Western Sydney através dos cantos da torcida penetra a rotina cotidiana dos fãs. Ao final recomenda-se que a metodologia empregada nesta pesquisa deve ser explorada em outros esportes australianos para investigar como o multiculturalismo ocorre nestes outros contextos. O artigo conclui propondo que mais que cantar pelo seu clube, esta torcida multicultural canta para si mesma.

Artigo em inglês com acesso livre na Editora SAGE no link

Endereço: http://irs.sagepub.com/content/early/2016/08/30/1012690216665356.full.pdf+html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.