Sono e Saúde Mental Infantil: Papel da Atividade Física e Aptidão Cardiorrespiratória

Por: , Anelise Reis Gaya, Camila Felin Fochesatto, Clarice Maria de Lucena Martins, Jorge Mota e Vanilson Batista Lemes.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.26 - n.1 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Trata-se de um estudo de corte transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 226 alunos entre seis a 11 anos de idade do sexo feminino e masculino, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre - Brasil, sendo a mesma selecionada por critério de conveniência. A APCR foi mensurada através do teste de corrida e da caminhada de seis minutos. A qualidade do sono e a AF organizada fora da escola foram verificadas através de uma anamnese, o nível socioeconômico através de uma adaptação do questionário da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e os indicadores da saúde mental com o auxílio do Strengths and Difficulties Questionnaire, todos respondidos pelos pais. Para a análise de dados, utilizaram-se frequências, médias e desvios padrão e modelos lineares generalizados. Para as análises, utilizou-se um intervalo de confiança de 95%.

Endereço: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922020000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.