Resumo

APRESENTAÇÃO

Este texto é uma contextualização da experiência de construção do vídeo documentário realizado nas aulas de Educação Física – Desporto, do curso de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/Fiocruz, com o objetivo de resgatar a memória de atletas negras e negros do cenário esportivo brasileiro. O vídeo tem como narrativa central, a percepção dos alunos do 2º ano do Ensino Médio do curso técnico de Análises Clínicas, ao realizarem uma pesquisa sobre a temática étnico racial no esporte e a naturalização da invisibilidade da negritude dentro deste cenário. A pesquisa “Sou eu, sou eu! Sou eu???”, foi apresentada em seminário como parte integrante da avaliação da disciplina de Educação Física, no 2º trimestre do ano letivo de 2018. A experiência em mediar esse processo de aprendizagem promoveu uma aproximação entre os alunos e os atletas através da discussão sobre identidade negra. Segundo Gomes (2002, p. 42) O tornar-se negro enquanto uma construção social e individual se materializa na concretude de sujeitos sociais, dotados de identidade, corporeidade e memória. Esses sujeitos, ao se relacionarem com o mundo, o fazem a partir de uma diferença que não é só cultural e histórica, mas está inscrita num corpo, na cor da pele, nos sinais diacríticos que, mesmo sendo transformados por meio de uma intensa miscigenação, continuam carregados de africanidade.

Arquivo