Sucesso Acadêmico em Escolas no Algarve: Quando a Liderança é Uma Parte da Solução e Não o Problema

Por: Helena Quintas, José Alberto Gonçalves e Sandra Valadas.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - v.22 - n.71 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos num estudo de caso realizado com diretores de escolas da região sul de Portugal, tendo sido considerados os meios urbano, suburbano e rural. Os cinco casos que constituem este estudo foram alvo de uma classificação final de “Muito Bom” na avaliação externa de escolas, tendo os dados sido recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental (regulamentos e projeto educativo, relatórios da avaliação externa da responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência de Portugal). Os dados recolhidos neste estudo ainda exploratório foram sistematizados e analisados à luz dos seguintes indicadores: o sucesso escolar dos alunos, o desenvolvimento profissional docente, o desenvolvimento organizacional e as características particulares dos diretores. No geral, não podemos afirmar a existência de diferenças em função da área geográfica, sendo, contudo, possível destacar algumas particularidades que se revelaram interessantes e indicativas de boas práticas de liderança.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820170004&lng=pt&nrm=iso

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.