Suplementação de ácido Linoléico Conjugado Associado Ao Exercício Físico em Parâmetros Morfofuncionais de Ratos Submetidos à Dieta de Cafeteria

Por: Felipe Natali Almeida, João Victor Del Conti Esteves, Leonardo Vidal Andreato, Queila Turchetto e Solange Marta Franzói de Moraes.

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo


O estudo investigou as alterações morfofuncionais da suplementação do CLA em animais obesos treinados e sedentários alimentados com dieta de cafeteria. Foram utilizados ratos Wistar, aleatoriamente divididos em quatro grupos: sedentário controle (SCON), sedentário tratado com CLA (SCLA), treinado controle (TCON) e treinado tratado com CLA (TCLA). Todos os grupos receberam dieta de cafeteria e os grupos CLA, foram tratados na concentração de 0,5%/kg p.c., 5 vezes/semana durante 2 meses via gavagem. Os grupos TCLA e TCON foram submetidos a treinamento aeróbio, 5 vezes/semana, durante 2 meses. A suplementação de CLA, isolada ou combinada ao treinamento físico, não resultou em diminuição da massa corporal dos animais, embora ambas as intervenções propiciaram diminuição dos coxins subcutâneos de gordura (SCLA, TCON e TCLA vs SCON, p<0,05). O grupo TCLA melhorou a resposta à insulina ainda que a glicemia em jejum não tenha apresentado diferença entre os grupos. Os níveis de triglicerídeos mostraram-se aumentados nos animais suplementados com CLA (SCLA e TCLA vs SCON e TCON, p<0,05) e as concentrações plasmáticas de colesteróis e marcadores de lesões hepática não diferiram entre os si. Contudo, os animais que fizeram uso de CLA apresentaram maior infiltração de lipídeos no fígado. O estudo contribui para o entendimento da ação do CLA combinado ou não ao exercício físico associado à dieta de cafeteria no controle da obesidade. No entanto, a extrapolação dos resultados para seres humanos ainda deve ser visto com cautela.
 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15196/11491

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.