Resumo

INTRODUÇÃO: Devido à difusão dos benefícios da atividade física, muitas pessoas passaram a se exercitar em parques públicos, o que incentivou o surgimento de projetos que orientam a prática nestes locais. Estes projetos precisam avaliar a aptidão física de seus clientes com testes fáceis, cujos resultados são comparados a padrões de estadiamento. Porém, os padrões existentes não se adequam à população em questão. 
OBJETIVO: Construir tabelas de estadiamento para a avaliação da aptidão física de adultos e idosos. 
MÉTODOS: Foram utilizados os dados de 713 avaliações feitas em indivíduos de ambos os sexos e com mais de 20 anos. Foram avaliadas a aptidão cardiorrespiratória (marcha estacionária e Cooper), a capacidade muscular (flexão de cotovelo, impulsão vertical e resistência abdominal) e a flexibilidade (sentar e alcançar e flexibilidade de ombros). 
RESULTADOS: Foi avaliado o percentil 50 de cada teste: marcha estacionária = 105 passadas; Cooper = 1.200m; flexão de cotovelo = 20 rep; resistência abdominal = 18 rep; força de membros inferiores: 18cm; flexibilidade de ombros = 1cm e flexibilidade lombar = 23cm. Estes resultados foram maiores que os verificados nas tabelas originais, o que confirmou a necessidade da criação das tabelas específicas. 
CONCLUSÃO: Foram construídas sete tabelas separadas por gênero e faixa etária e com o desempenho classificado em: fraco - < que percentil 20; regular - entre 20 e 40; médio - entre 40 e 60; bom - entre 60 e 80; e ótimo - > que o percentil 80.

Acessar