Integra


INTRODUÇÃO:

Chegamos ao século XXI, tendo o esporte como um espaço privilegiado de forte influência na formação de valores humanos, ponto significativo no processo da educação contemporânea. Ao perpassar aspectos da individualidade humana o esporte, seja qual for a categoria torna-se cada vez mais imprescindível nas relações sociais, culturais, econômicas.. como um rico instrumento de interação social. Visando formar seres humanos respeitados nos padrões éticos e morais, o Tae-Kwon-Do, esporte olímpico, com ampla aceitação mundial, torna-se o objetivo deste estudo, onde o comportamento dos atletas diante dos torneios e competições será analisado e correlacionado a sua influência na formação humana.


METODOLOGIA:

Baseados nos estudos de Gil (2002), o estudo caracterizou-se como de caso e lançou mão de procedimentos metodológicos como observações, registros, descrições e análise de dados, isentos de intervenção. Participaram do estudo 52 atletas de Tae-Kwon-Do, sendo 27 mulheres e 25 homens, com idade ≥ 20 anos. Foram escolhidos atletas com 5 anos ou mais de treinamento no Tae-Kwon-Do.

Buscou-se academias que tivessem representações em competições regionais e houvessem intercâmbio entre as mesmas. Foram analisados aspectos como amizade, lealdade, respeito, disciplina, fidelidade e amor ao próximo. A coleta de dados teve duração de 12 semanas, estando os atletas assegurados do objetivo do estudo. O critério de inclusão, ocorreu pela presença dos mesmos nos treinamentos e competições.


RESULTADOS:

Os esportes de alto rendimento resultam em pressões exercidas sobre o atleta, incidindo diretamente em suas ações diante do público, adversários, vitórias ou derrotas. Observando-se os atletas de Tae-Kwon-Do, não sobressaindo gênero, idade ou graduação, evidenciou-se ações condizentes com a filosofia do Tae-Kwon-Do, conseqüência do treinamento psicológico presenciado em meio ao estudo. O respeito dos atletas, uns para com os outros foi unânime, todos se tratavam como iguais, disciplina e educação caminhavam juntos, alunos seguiam os conselhos dos mestres sem exitar, e estes por sua vez, tratavam-nos como filhos. Muitos, apesar de se relacionarem apenas nos eventos esportivos, tratavam-se como grandes amigos, fazendo transparecer a fraternidade, a preocupação com a integridade física do outro foi algo que chamou atenção, uma explicitação de amor ao próximo. Após término dos combates de competição, a satisfação de ambos era notória, demonstrando espírito de competitividade.


CONCLUSÕES:

Ao Investigar a relação entre o Tae-Kwon-Do e o processo de formação humana pode-se concluir que o mesmo, embasado em sua filosofia, acrescenta dentre outros, um nítido grau de desenvolvimento ético e moral, altamente influentes na formação humana. A forma que amizade, respeito , lealdade, disciplina, e amor ao próximo foram passados aos atletas,e sua influência em meio à vida dos mesmos, leva a crer na construção de uma sociedade mais humana. Pode-se concluir que o Tae-kwon-do enquanto esporte olímpico e base filosófica apresentou-se como mais um fator interveniente no processo de formação humana destes atletas. Vale ressaltar o Tae-Kwon-Do como modalidade esportiva na qual o homem moderno pode adquirir os valores citados no estudo. A importância desse estudo ressalta a necessidade de atrelar ao esporte uma filosofia que ultrapasse ideais meramente "medalhísticos", evidenciando-se a iniciação do processo de formação humana.