Resumo

Introdução

A avaliação do desempenho motor em escolares tem sido utilizada na identificação de talentos esportivos. Porém, existem poucos estudos, sobre esta temática, e nenhum no Sistema Colégio Militar do Brasil.

Objetivo

Avaliar indicadores antropométricos, fisicomotores e maturacionais; investigar a proporção de talentos motores; analisar a relação entre o diagnóstico de talento motor e o estágio maturacional; e comparar o perfil de alunos-atletas e não atletas de um colégio militar.

Métodos

Foram avaliados 1.490 escolares de ambos os sexos, de 11 a 17 anos. Aplicou-se uma bateria de testes multidimensional para avaliação do tamanho e da composição corporal, flexibilidade, força de preensão manual, força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade, resistência aeróbica e maturação somática. Os dados foram analisados por meio do teste qui-quadrado e análise de covariância.

Resultados

Os escolares apresentaram maior tamanho corporal, maior desempenho motor e maturação biológica discretamente avançada em relação aos dados disponíveis na literatura. Além disso, foram criados pontos de corte para oito testes relacionados com a prática esportiva, para identificar escolares com resultados muito acima da média, sendo encontrados 11% de talentos motores. Constatou-se ainda que os talentos motores foram mais frequentes nos escolares avançados biologicamente, e que os alunos-atletas apresentaram diferenças significativas em relação aos não atletas, principalmente quanto ao desempenho motor.

Conclusão

Os escolares do colégio militar são maiores, mais fortes, mais resistentes e mais maduros biologicamente quando comparados aos valores de referência da literatura, e tais características acentuam-se nos alunos-atletas. Além disso, aproximadamente um em cada dez escolares do colégio militar pode ser considerado um talento motor, e este diagnóstico é mais frequente nos escolares com maturação precoce. Nível de evidência II; Estudo diagnóstico.

Acessar