Efeitos De Três Repetições De 10 Segundos De Estímulo Do Método Estático Para O Desenvolvimento Da Flexibilidade De Homens Adultos Jovens

Por: Dennis William Abdala, , , Luciane Voigt, Rodrigo Gomes de Sousa Vale e Wagner Zeferino de Freitas.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.32 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Objetivo do estudo foi investigar os efeitos de três repetições de 10 segundos de permanência do método estático sobre os ganhos de amplitude de movimento em adultos jovens não atletas. Os 59 sujeitos foram divididos em um grupo experimental (GE; n=41), que foi submetido a exercícios de alongamento estático por 16 semanas, com aplicação de trêsrepetições de 10 segundos de tempo de permanência na posição de cada movimento e um grupo controle (GC; n=18), que não foi submetido a nenhum treino. Foram avaliados osmovimentos de abdução do ombro (AO) e flexão de quadril (FQ) através de goniometria. A ANOVA de medidas repetidas revelou aumentos significativos no GE do pré para o pós-testeno movimento AO ("% = 8,9; p = 0,00) e FQ ("% = 18,7; p= 0,00). No pós-teste não houve diferenças intergrupos. Conclui-se que o método proposto foi suficiente para produzir aumento significativo nos níveis de flexibilidade nos movimentos analisados.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/427

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.