Tecendo Olhares Sobre a Educação Física e a Inclusão: Um Estudo Sobre a Formação Continuada e a Subjetividade do Trabalho Docente

Por: Jolimar Cosmo.

2015 06/05/2015

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho é um estudo teórico sobre a formação continuada de professores de Educação Física com ênfase na inclusão. Pretende compreender as características e potencialidades dos grupos de formação continuada, presentes nas narrativas docentes, como elementos indicadores da (re)construção da subjetividade e consequentes repercussões nas práticas pedagógicas desses professores. Evidencia, portanto, o entendimento de formação como uma atividade viva e contínua da construção de si próprio, como aponta Antonio Nóvoa, e reúne uma diversidade de dimensões humanas na (re)constituição dos sujeitos, integrando, como práxis, o saber-fazer e os conhecimentos, como afirma Marie-Christine Josso. No que contempla a subjetividade, concernente ao que Fernando Gonzaléz Rey aponta, parte da perspectiva que a visualiza como um sistema complexo entre a dimensão individual e a dimensão social de forma recíproca e inter-relacionada, realizando - se na constituição do sujeito pelo grupo e vice-versa.

Endereço: http://www.educacaofisica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEF/detalhes-da-tese?id=8882

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.