Resumo

A partir de uma análise da realidade em que se percebe que a avaliação praticada pelo professor de Educação Física escolar, parece ainda, realizada de forma pouco sistematizada no cotidiano das aulas, foi formulada a problemática desta pesquisa, que objetivou identificar como os professores de Educação Física das escolas públicas pertencentes à Diretoria de Ensino da região Centro-Sul do Estado de São Paulo realizam a avaliação da aprendizagem dos seus alunos e refletir junto aos docentes sobre aspectos da prática avaliativa nas aulas de Educação Física. O caminho metodológico selecionado para o alcance deste objetivo foi a abordagem da pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, a partir do instrumento questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado a todos os professores de Educação Física desta Diretoria de Ensino, no segundo momento foi a observação e a transcrição das filmagens feitas com os professores participantes dos momentos de reflexão sobre a prática avaliativa. A análise se apoiou em Ginzburg (1989), que sugere o Paradigma Indiciário como método de pesquisa. O estudo mostrou que os professores, ao escolherem os critérios e instrumentos de avaliação, apontam preferência para a observação da participação e envolvimentos em aula, bem como demonstraram a preocupação em diversificar as técnicas de avaliação. Esses sinais evidenciaram mudanças na prática avaliativa dos professores investigados, pois demonstraram que a avaliação não mais é planejada sob o foco da medição e quantificação de resultados de desempenhos físicos. Entretanto observou-se pouca diversificação dos critérios de avaliação e escassez de estratégias para avaliar de maneira coerente com o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se de maneira geral, por colaborar com a necessária ampliação de estudos na temática avaliação da aprendizagem na área, assim como possibilita a identificação de aspectos que sinalizam a limitação de conhecimentos, por parte dos professores, para realizar o processo avaliativo da aprendizagem de seus alunos de maneira mais adequada e aponta a necessidade da formação continuada para os professores de Educação Física que atuam no contexto escolar.

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