Técnica de Dermatoglifos: Uma Ferramenta de Treinador, Educadora Física e Profissional de Atividade Física, Para Detectar Talentos Esportivos

Por: ángel Gabriel Montoya Pachón, Angie Lorena Colmenares Galeano e Elbis Fernando Villalba Aroca.

Impetus - v.11 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Os processos de seleção esportiva para a detecção de talentos historicamente usaram técnicas de campo e de laboratório para reconhecer as habilidades físicas, a estrutura corporal e as capacidades motoras existentes em um indivíduo. Por décadas, a incursão das ciências biomédicas e particularmente a genética, abriu o campo de estudo da Dermatoglifia, como uma técnica que permite reconhecer os componentes genéticos do indivíduo e sua relação com suas habilidades físico-esportivas. Esta técnica vem crescendo e se torna uma nova ferramenta, precisa e de baixo custo para treinadores, profissionais de Educação Física e demais profissionais relacionados, que usam a atividade física como um meio de interação humana com seu ambiente. Os treinadores de atletas de alto rendimento encontram na técnica dermatoglífica uma aliada adicional para conseguir grupos de competição que atinjam altos níveis de reconhecimento nos espaços esportivos. Este documento apresenta a técnica dermatoglífica utilizada nas bases de investigação para que possa ser utilizada em diferentes ambientes como ferramenta útil e confiável de detecção de talentos.

Endereço: http://revistaimpetus.unillanos.edu.co/impetus/index.php/Imp1/article/view/191

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.