Técnicas de Cuidado de Profissionais da Estratégia de Saúde da Família em Natal/rn

Por: Ana Karenina de Melo Arraes Amorim, Geórgia Sibeli Nogueira da Silva, Lais Saraiva Torres, Maria Isabel Brandão de Souza Mendes e Telma Maria Araujo Moura Lemos.

Motrivivência - v.28 - n.49 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar técnicas que os profissionais de saúde têm desenvolvido para cuidarem de si mesmos, no sentido de colaborar com a construção de reflexões que propiciem uma atenção ao próprio corpo e que possam contribuir com os cuidados com os outros. 24 profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde de Natal / RN responderam a questionários, com perguntas fechadas e abertas. Com os resultados obtidos identificamos que os profissionais de saúde entrevistados estão atentos a diversos prazeres do dia a dia, além dos prazeres sexuais. De mais a mais, a maioria consegue saborear seus alimentos, mesmo na correria cotidiana. Apesar disso, as técnicas de cuidado de si utilizadas por eles são preferencialmente fundamentadas em parâmetros biomédicos, destacando-se os exames laboratoriais, a caminhada e a ginástica.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p15

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.