Tecnologia Educacional no Processo de Formação de Enfermeiros
Por Luis Felipe Pissaia (Autor), Arlete Eli Kunz da Costa (Autor), Márcia Jussara Hepp Rehfeldt (Autor), Claudete Moreschi (Autor).
Em Cinergis v. 18, n 3, 2017. Da página 185 a 189
Resumo
Objetivo: o presente estudo possuiu o objetivo de identificar as percepções de enfermeiros acerca do contato com tecnologias educacionais durante sua graduação. Método: a pesquisa é descritivo-exploratória, de caráter qualitativo, realizada por meio da aplicação de questionário, a seis enfermeiros atuantes em uma unidade de internação clínica geral de um hospital de médio porte, localizado no Vale do Taquari, região central do estado do Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Resultados: constatou-se, com base nos relatos dos profissionais que, durante a realização de seus cursos foram utilizadas diversas tecnologias incorporadas às metodologias de ensino existentes, tanto por meio de equipamentos e softwares utilizados em laboratórios, quanto por técnicas de ensino diferenciadas empregadas pelos docentes em diferentes momentos. Verificou-se que, durante as disciplinas foi contextualizada a aplicação de tecnologias no campo prático, em estágios e possíveis locais de trabalho, fortalecendo o contato com distintas ferramentas enquanto acadêmico. Os enfermeiros consideraram importante o contato com diferentes tecnologias, durante a graduação, como forma de preparação acadêmica e profissional, possibilitando uma vivência única e abrangente sobre o espaço de atuação do enfermeiro, principalmente, enquanto gestor de unidade de saúde. Considerações finais: considera-se pertinente a utilização de tecnologias em sala de aula como meio de facilitar os processos de aprender e apreender frente à problematização e reflexão dos estudantes. Verifica-se a necessidade do uso de tecnologias nos cursos de graduação em enfermagem como forma de qualificação do futuro profissional, exercendo assim, uma assistência de qualidade e resolutiva à população.