Temáticas Indígenas na Educação Física Colombiana: Uma Análise do Discurso do Programa de Licenciatura da Universidade Pedagógica Nacional

Por: Edwin Alexander Cañon Buitrago.

281 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este estudo trata das temáticas indígenas em espaços de formação docente a partir de uma perspectiva intercultural nos currículos de formação de professores na área da educação física. Tem por objetivo analisar como as temáticas indígenas são posicionadas no currículo de formação docente da Licenciatura em Educação Física da Universidade Pedagógica Nacional – UPN (Bogotá – Colômbia), bem como as condições de produção discursiva que possibilitaram o aparecimento destas temáticas neste programa de formação. A pesquisa foi desenvolvida partindo de um delineamento descritivo com uma abordagem teórico-metodológico qualitativa realizada em seis momentos: o primeiro constituído por uma descrição e contextualização do Sistema Nacional de Educação e da constituição histórica da formação docente na Colômbia. O segundo, uma descrição histórica do processo de consolidação da educação física no ensino superior colombiano, seguido de um mapeamento dos programas de formação docente na área ou afins ofertados atualmente no país, enfatizando específicamente no Projeto Curricular da Licenciatura em Educação Física (PCLEF) da UPN. O terceiro, um diálogo conceitual entre a teoria pós-colonial, a interculturalidade e a descolonialidade em relação com o campo das práticas corporais indígenas O quarto momento, realiza um mapeamento da produção acadêmica relacionada às práticas corporais indígenas tanto na Colômbia quanto no Brasil para, no quinto momento, abordar os fundamentos e percursos metodológicos desde a análise do discurso (AD), partindo de um conjunto diverso de arquivos que constituem as materialidades empíricas desta investigação. Na parte das análises e discussões resultantes do processo interpretativo argumento que as temáticas indígenas no PCLEF da UPN são posicionadas como socialmente relevantes dentro da concepção humanista que sustentou a reformulação do programa, mas no processo de concretização dos planos das disciplinas ainda é posicionado como um tema academicamente exótico. Nas considerações finais, destaco o quão importante é para o processo de formação dos estudantes a abordagem e o desenvolvimento das temáticas indígenas no programa de licenciatura da FEF da UPN, estruturada sobre uma concepção humanista, o que permitiria assimilar outras formas de conhecimentos e práticas culturais até o momento pouco tratadas pelo universo logicamente estabelecido, no qual se fundamenta a disciplina acadêmica e que fazem parte do campo de atuação profissional do licenciado no país.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172500

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.