Tematizando o Boxe na Educação Física Escolar: Relato de Uma Prática Pedagógica no Contexto do Pibid

Por: Abília Ana Castro Neta, Drieli Fernandes Boa Sorte, Joice Tainá de Jesus Santos e .

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


Este relato de experiência tem a intenção de abordar elementos de uma prática pedagógica desenvolvida pelas no âmbito de uma escola pública situada no município de Guanambi-Bahia, na condição de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus XII. As aulas que resultaram na elaboração deste relato de experiência ocorreram no período de março a novembro de 2016, com alunos do 2° Ano do ensino fundamental I. A sistematização e análise dos resultados desta experiência foram feitas por meio de registros realizados cotidianamente pelas bolsistas de iniciação à docência. As discussões foram interpretadas com respaldos teóricos dos Estudos Culturais e do Multiculturalismo Crítico. Portanto, o objetivo deste estudo é notificar a prática pedagógica das bolsistas de iniciação à docência, na aula de Educação Física, tendo como diretriz a temática esportes olímpicos com a tematização dos megaeventos esportivos, logo após com o boxe, um dos elementos culturais problematizado e vivenciado na respectiva turma. O currículo multiculturamente orientado expõe e confronta sentimentos e desejos, desestabiliza o acomodado e rompe com as certezas. Possibilitando a todos os envolvidos a analisar as representações sociais que regem o espaço escolar e as próprias identidades, sejam elas no currículo ou até mesmo pessoais.
 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.