Tempo de Carreira, Envelhecimento e Prática Laboral do Professor de Educação Física em Escolas Públicas da Cidade do Rio de Janeiro

Por: Murilo Cabral Gomes.

57 páginas. 2016 22/02/2016

Send to Kindle


Resumo

Resumo: Ainda são raros os estudos que se detêm a analisar as relações entre envelhecimento e carreira docente, especialmente o de Educação Física, no contexto escolar. O objetivo desta dissertação foi investigar até que ponto o processo de envelhecimento repercute na prática pedagógica, na saúde e no cotidiano laboral, na visão de professores de Educação Física Escolar da rede pública do Rio de Janeiro. A partir do enfoque qualitativo, buscou-se analisar as percepções destes professores com vinte ou mais anos de trabalho no cargo a respeito do seu cotidiano laboral. O instrumento de coleta dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com 12 professores graduados em Educação Física, atuantes no âmbito de trabalho formal nas escolas da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com base na análise de conteúdo. Os achados indicaram que ocorreu alteração da prática pedagógica por esse grupo de professores investigados. Detectou-se que o envelhecimento esteve associado às limitações que surgem no corpo, às condições e particularidades do ambiente de trabalho, e aos saberes adquiridos com a experiência. Os professores revelaram várias estratégias utilizadas para lidar com algumas limitações e condições particulares do cotidiano laboral ou mesmo, com os efeitos sentidos no corpo, associados ao envelhecimento. Além disso, mais especificamente relacionados aos aspectos emocional e psicológico, os achados indicaram marcada influência dos alunos, do material, do ambiente, e das condições de trabalho na saúde deste trabalhador da educação. Contrariando uma suposição inicial e parte da literatura revisada, que indicavam uma sobrecarga no trabalho destes professores com mais tempo de carreira, detectou-se que o esforço físico despendido nas aulas de Educação Física foi considerado pouco intenso. Entretanto, o olhar matizado permitiu revelar detalhes do cotidiano que geram impactos emocionais merecedores de atenção. Espera-se que conhecer os significados atribuídos ao corpo e à saúde durante o processo de envelhecimento como professor de Educação Física do magistério público possa contribuir de maneira a compreender a participação destes profissionais na carreira docente em longo prazo. As evidências descobertas apresentam a possibilidade do incremento de outros estudos nesta área.

Endereço: http://www.eefd.ufrj.br/stricto-sensu

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.