Tempo/espaço de Lazer na Escola: Experiência do Projeto IFRJ em Ação (Rio de Janeiro - Brasil)

Por: Edson Farret da Costa Junior, Ingrid Ferreira Fonseca, Luiz a Rodrigues dos Santos e Luiz Claúdio Dias Correa.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados do projeto de extensão “IFRJ em ação: atividades esportivas e corporais no campus São Gonçalo” realizado em uma escola técnica de ensino médio no Brasil. Os objetivos do projeto são: a) proporcionar espaços de lazer na escola, com a prática de atividades corporais e esportivas; b) estimular os participantes a terem uma reflexão crítica sobre o uso e escolhas no seu tempo livre. Destinado à comunidade interna da escola, os inscritos escolhem entre voleibol, dança e badminton. Atende em torno de 100 alunos, com idade entre 14 e 20 anos (30% dos alunos matriculados). Como resultados, após um ano e oito meses do início do projeto, percebe-se um crescente interesse por parte dos alunos em participar das atividades, desenvolvendo-nos reflexões críticas sobre o que, porque e para que escolher determinada atividade e em que tempo-espaço escolar. Construiu-se um grupo de dança que se apresenta interna e externamente à instituição. Em relação às práticas esportivas é oferecido badminton, esporte pouco tradicional nas escolas brasileiras. No voleibol alcançou-se a meta de maior adesão ao esporte, desenvolvendo as habilidades dos alunos e a interesse pela prática. Devido ao número de inscritos, a sua assiduidade, questionários de satisfação e adesão preenchidos por eles, avalia-se que o projeto proporciona espaços de lazer na rotina escolar baseados no prazer e no bem-estar, apresenta práticas desportivas diversificadas e tradicionais e consegue fazer com o aluno reflita criticamente sobre o uso do seu tempo livre.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

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