Tempo Livre e Lazer na Juventude Noronhonse - Influência na Qualidade de Vida e Implicações Sociais

Por: Ana Carolina Carneiro Leão, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Isa Munique, Isa Xavier e Maria Bernadete Leal Campos.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Essa investigação surgiu do propósito de elucidar questões sobre o tempo livre e Essa investigação surgiu do propósito de elucidar questões sobre o tempo livre e lazer que fazem parte do cotidiano de jovens do Distrito Estadual de Fernando de Noronha em Pernambuco. A metodologia adotada foi a descritiva quanti/qualitativa de campo, com aplicação de dois instrumentos um questionário da OMS-WHOQOL, para avaliar a percepção de qualidade de vida dos indivíduos; e uma ficha observacional, para descrição de atividades coletivas e individuais de lazer. Os sujeitos foram jovens, entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos. O universo compreendeu 403 sujeitos, e a amostra aleatória não probabilística acidental de no mínimo 97 sujeitos, garantiu os princípios para validação e fidedignidade. Os resultados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo e apresentados estatisticamente através do Programa SPSS for Windows, 11.0. Nesse cenário e tendo em vista a baixa densidade demográfica, foi constatada que a rotina faz-se presente mais do que em outro espaço que disponha de tanta beleza natural e especulação turística, caracterizando o arquipélago como opção de lazer de uma minoria que pode ter acesso, devido ao alto custo e controle pelas autoridades. As sim, considerando o lazer como direito social, diretamente associado à qualidade de vida, e de acentuada importância na formação e realização do ser humano, foi prioritário esse estudo que evidenciou sinais de carência na qualidade e possibilidade de crescimento que essa esfera do convívio social pode oferecer, uma vez que são praticamente inexistentes as políticas públicas de esporte e lazer voltadas para este público

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/743/746

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.