Send to Kindle


Sobre a Obra

OBJETIVO: documentar o tempo de atividade física no estado de São Paulo, Brasil (2002-2008). Além disso, será discutido o papel do Agita São Paulo para explicar essas tendências.

MÉTODOS: Análises transversais foram realizadas nos anos de 2002, 2003, 2006 e 2008 no estado de São Paulo, Brasil, utilizando abordagens e amostras similares entre os anos. Em todos os levantamentos, foi utilizado para mensurar o nível de atividade física o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta. Separando semanalmente os scores de caminhada, moderada e vigorosa, a intensidade da atividade física foi generalizada; foi utilizado o ponto de corte de 0 a 150 min/semana. Também foi criado um score para o total de atividade física, a qual foi somado esses três tipos de atividade. Foi utilizado o modelo de regressão logística, ajustando a tendência com o tempo com os diferentes níveis sociodemográficos compostos na amostra.

RESULTADOS: A prevalência de nenhuma atividade física diminuiu em 9,6% de 2002 para 2,7% em 2008, enquanto a proporção de sujeitos dentro do limiar de 150 minutos diminuiu 43,7% em 2002, enquanto em 2008 apenas 11,6%. Essa tendência foram explicadas pelo aumento da caminhada em intensidade moderada e vigorosa de atividade física. Aumento na atividade física foram levemente maiores em homens do que entre em mulheres. O modelo de regressão logística confirmou que essa tendências não ocorreu pelo fato de diferentes composições na amostra.

CONCLUSÃO: Os níveis de atividade física estão maiores no estado de São Paulo, Brasil. Considerando que poucos dados avaliados no Brasil utilizam exatamente o mesmo instrumento e indicam exatamente tendências opostas, o Agita São Paulo, resumidamente incentiva o envolvimento em atividades físicas de intensidade moderada e caminhada, isso parece que, pelo menos parte dessa tendência descritas aqui, são explicadas pelo programa Agita São Paulo. (Trad. Leandro Rezende)

Endereço: http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/publishahead/Time_Trends_in_Physical_Activity_in_the_State_of.99209.aspx

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.